Check-in com reconhecimento facial: O futuro já chegou

Author : Vega I.T

Data : 09/08/2022

Atualizado em: 12/08/2022

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem já assistiu filmes como Minority Report ou Inteligência Artificial, ambos do diretor Steven Spielberg, viu o reconhecimento facial ser ilustrado nas películas como um recurso muito utilizado na identificação de pessoas.

Mesmo tratando-se de filmes hollywoodianos de anos atrás e levando em conta que, mesmo no ano vigente de 2020, tal tecnologia ainda não esteja tão disseminada assim, ela já está sendo utilizada em aplicativos e dispositivos.

Você sabia que já é possível fazer o check-in online com reconhecimento facial?

Segundo o Jornal O Globo, 125 bilhões de imagens são compartilhadas nas redes por ano. Com tantos arquivos disponibilizados na internet, formou-se um banco de dados com milhões de imagens que servem como treinamento para o aperfeiçoar o reconhecimento de rostos por meio da inteligência artificial.

Bem, não vamos nos aprofundar nos mecanismos que resultam no reconhecimento facial. Afinal, para que não é da área de desenvolvimento ou de T.I., essa linguagem de códigos parece grego.

Como citamos logo no início desse artigo, a hotelaria, assim como outros segmentos de mercado, estão se beneficiando do recurso de reconhecimento facial, que detecta as feições de uma determinada pessoa, a partir do cruzamento de dados e padrões pré-estabelecidos.

O sistema Easy Check-in da VEGA I.T., possibilita que hóspede utilize esse recurso para fazer o check-in à distância, realizando o cadastro digital das informações exigidas pelas FNRH e ainda forneça uma foto, que ficará registrada no sistema a fim de reconhecimento facial.

Desta forma, quando esse mesmo hóspede for fazer o check-in online em outros hotéis que utilizam o Easy Check-in, ele pode tirar uma selfie e o sistema irá puxar os dados cadastrados anteriormente, sem que ele tenha que preenchê-los novamente.

E se a pessoa cortar o cabelo, engordar ou emagrecer, o sistema irá reconhecer tal hóspede?

Sim, irá.

A cada foto que o hóspede tira para a sua identificação, o Easy Check-in vai armazenando e assimilando as mudanças naquela fisionomia, criando um banco de dados mais vasto e preciso, identificando padrões mais atuais para realizar o reconhecimento.

Além disso, o sistema possibilita que o hotel o utilize como outros pontos de transações, como para pagamento de consumos de A&B, fidelização do hóspede na chegada ao hotel e muito mais.

E o melhor, tudo regulamentado à LGPD. Esse, aliás, é um ponto muito importante, visto que os hotéis, assim como outras empresas que tratam os dados pessoais, precisam estar em conformidade com a nova Lei de Proteção de Dados.

A tecnologia tem sido fundamental nessa adequação às novas normas.

O que o hoteleiro precisa saber é que a tecnologia não foi desenvolvida apenas para automatizar processos internos. Esse é um fator de grande valia, já que por meio dessa automatização, muitas tarefas burocráticas são facilitadas e a equipe do hotel ganha mais tempo para se dedicar ao hóspede.

Além disso, a tecnologia pode proporcionar um aumento nas vendas de A&B e receita marginal, com produtos como Easy Check-in ou Hotel Experience, que dá muito mais praticidade ao hóspede para realizar as suas compras e até o estimula a fazê-las.

Se isso ainda não bastasse, o reconhecimento facial, assim como outras tecnologias desenvolvidas para hospitalidade, possibilita campanhas de marketing mais direcionadas e assertivas, que trazem um retorno financeiro expressivo ao hotel.

Então, se o seu empreendimento ainda está reticente em aderir tecnologias, como as citadas nesse artigo, eu te aconselharia a pesquisar melhor sobre elas. Há ferramentas que estão sendo fundamentais na retomada da hotelaria e quem não aproveitar o gancho para estar a um passo à frente nesse momento, provavelmente perderá espaço no mercado para outros que estão focados na jornada do hóspede e em oferecer a melhor experiência.

A hora é agora.