Qual é o seu perfil de design hoteleiro?

Author : Vega I.T

Data : 05/08/2022

Atualizado em: 12/08/2022

Tempo de leitura: 10 minutos

Confira os 7 componentes para projetar um conceito de design hoteleiro.

Um conceito de design hoteleiro é projetado em torno de 7 componentes que cobrem todos os aspectos de sua execução com sucesso: a história, as pessoas, o espaço, a identidade, os serviços, o conteúdo e os canais. Assim, a partir da história central, os componentes são interconectados e trabalham lado a lado para construir um todo único e coerente.

A partir da história central, os componentes são interconectados e trabalham lado a lado para construir um todo único e coerente.

1. A história do conceito de hotel

A história define o papel de um hotel bem como as suas aspirações. Em outras palavras, sua história transmite por que os hóspedes devem ficar em sua propriedade, além de apenas obter um quarto e café da manhã.

Ter uma boa história apresenta uma série de vantagens claras:

  • Uma história dura virtualmente para sempre e pode evoluir.
  • Uma história pode desencadear uma resposta emocional e diminuir a sensibilidade ao preço.
  • Uma história é envolvente e dá aos jornalistas uma razão para segui-lo ao longo dos anos.

Para criar uma história envolvente - e duradoura, é importante torná-la o ponto de partida do seu processo de construção de conceito. A história é como um fio de ouro conectando todos os componentes do seu conceito, daí a importância de ter uma imagem clara antes de trabalhar no resto.

Uma história transmite por que os hóspedes devem ficar em seu hotel, além da cama e café da manhã. É importante não confundir história e tema. Os hotéis temáticos tentam recriar um universo cenográfico (principalmente através do design), mas poucos dedicam tempo para trabalhar em sua história. Um hotel com tema de champanhe ou com tema de vela pode atrair alguns hóspedes de uma vez, mas com que frequência você gostaria de visitar?

Uma boa história não precisa ser literal, mas deve ser envolvente. Com o tempo e com a passagem dos hóspedes, vai amadurecendo e evoluindo.

2. Pessoas: no centro de todas as interações

O componente “pessoas” engloba todas as pessoas que desempenham um papel no conceito do seu hotel. Isso significa: seus funcionários, seus hóspedes, seus parceiros e, até certo ponto, seus investidores. Juntos, eles dão vida ao seu conceito.

Na maioria dos conceitos de hotel, as pessoas estão no centro de todas as interações. Os hotéis podem vender quartos, mas os relacionamentos são a moeda real.

As pessoas que você contrata e com quem colabora devem se sentir conectadas à sua história. Um hotel que conta uma história sobre "conectar pessoas e ideias" pode envolver empreendedores locais. Por exemplo, um hotel que deseja "levar as pessoas a uma saúde melhor" pode fazer parceria com profissionais médicos, estúdios de ioga ou treinadores de fitness.

Você também deve definir quem é seu principal grupo de clientes-alvo (as pessoas que se conectam perfeitamente à sua história) desde o início. Ele o ajudará a tomar decisões sobre todos os outros aspectos do conceito do seu hotel. Por exemplo, um hotel centrado na arte e na cultura deve ter uma base de clientes central composta por curadores de arte, galeristas e jornalistas, e criar experiências adaptadas a esse grupo.

3. Espaço: interiores mais do que deslumbrantes

Em nosso modelo, o componente “espaço” está relacionado à composição física do hotel. Abrange o zoneamento, o fluxo de clientes de um hotel, bem como seu design de interiores. Um espaço de hotel deve corresponder à sua história central: um "hotel de história rebelde" deve ser projetado de forma diferente de "um hotel conservador de elite".

O espaço do seu hotel deve estar alinhado com a sua história principal. O zoneamento é o primeiro e mais essencial passo para planejar o espaço do seu hotel, pois impacta muito a experiência do cliente.

Espaços diferentes têm propósitos diferentes e exigem uma localização sensata: um espaço de biblioteca tranquilo não funcionará bem se estiver localizado próximo a um restaurante ou bar de hotel movimentado. Refinar o fluxo de clientes permite que os hóspedes circulem sem problemas entre as diferentes zonas, o que reduz o estresse e pode criar novas oportunidades de geração de receita.

O design hoteleiro de interiores deve vir por último no processo de arquitetura do espaço. O resumo deve considerar a história, bem como o zoneamento e o fluxo de clientes. A integração dessas variáveis a montante do processo de design hoteleiro permite que os profissionais de interiores se concentrem na qualidade estética para dar vida à sua história com a combinação certa de peças de mobiliário, têxteis, materiais e objetos decorativos.

Identidade: o look and feel de um hotel

O elemento “identidade” no framework engloba todos os aspectos gráficos, verbais e sensoriais de um conceito de hotel. Da sinalização do corredor ao layout do site e até a música de espera, cada ingrediente é uma oportunidade para um hotel afirmar sua identidade única. Como esses itens são vivenciados pelos hóspedes antes, durante e após a estadia, a identidade que eles expressam deve ser totalmente coerente com a história do seu hotel.

A identidade deve ser totalmente coerente com a história do seu hotel. A identidade visual desempenha um papel particularmente importante na criação de uma identidade. Também contribui para o valor percebido do seu hotel: o design estelar do site é uma boa publicidade por si só.

Clichês e estereótipos podem arruinar uma experiência autêntica. Certifique-se de evitar fotos de vistas desalmadas da cidade - ou pior, imagens de bancos de imagens - e não use pontos de referência locais como substitutos de um logotipo de hotel. As experiências sensoriais também precisam ser sutis.

Oferta de serviços hoteleiros

O componente “serviços” da estrutura abrange os serviços e comodidades oferecidos aos hóspedes antes, durante e após sua estadia. Abrangendo tudo, desde o essencial (Wi-Fi, serviço de limpeza) ao exótico (concierge de cães, assistente de selfie), os serviços oferecem uma infinidade de possibilidades para interações com os hóspedes e ajudam a enriquecer a experiência do cliente.

É claro que os serviços que se relacionam com a história do seu hotel são particularmente valiosos, pois podem fortalecer seu conceito geral. Conjuntos de pôquer no quarto e degustações de uísque trarão um apelo distinto a um hotel cuja história gira em torno de "grandes momentos com amigos".

O grau de tecnologia também é importante. Embora uma conexão Wi-Fi gratuita - e confiável - agora seja considerada uma mercadoria na maioria dos hotéis, alguns estabelecimentos também oferecem alto-falantes Bluetooth, TVs conectadas com Netflix ou Apple TV ou concierges de chatbot disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar. É importante considerar quais desses serviços realmente agregam valor para seus hóspedes e se eles fazem sentido em relação à história.

Conteúdo: Envolvimento do cliente durante todo o ano

O componente “conteúdo” da nossa estrutura define a propriedade intelectual e os ativos de comunicação que um hotel desenvolve. Estes vêm em muitas formas, desde artigos de sites até uma linha de acessórios de moda.

Você pode ter uma série de podcast semanal sobre destinos de viagem não convencionais ou talvez um pequeno documentário mostrando sua região. Um bom conteúdo pode ajudá-lo a mostrar várias facetas de sua história, o que ajuda a educar seu público-alvo, melhora a reputação de sua marca e gera imprensa livre. Também o ajudará a manter contato com seus hóspedes, mesmo que eles tenham estado apenas uma vez em sua propriedade.

A criação de conteúdo raramente gera resultados instantâneos. É uma maratona, não um sprint. Ao criar conteúdo, é importante garantir que ele esteja alinhado com sua história e que o formato seja consistente com sua identidade. Isso cria um ciclo de feedback positivo em torno de suas principais mensagens, dando um impulso valioso à sua visibilidade e reputação. Você não precisa criar e distribuir conteúdo sozinho.

Canais para transmitir sua história

O componente “canal” em nossa estrutura abrange todos os canais digitais, bem como as atividades e eventos do mundo real que um hotel organiza para dar vida à sua história. Da sua página de reserva OTA à sua festa temática de fim de ano, os canais representam todos os pontos de contato de marketing entre você e seus hóspedes.

Os canais digitais incluem plataformas de reservas e contas nas redes sociais – são cruciais para a gestão hoteleira. Mas a enorme quantidade de informações disponíveis on-line torna incrivelmente difícil criar uma conexão emocional com os hóspedes apenas por meio desses canais. As interações cara a cara são difíceis de superar quando se trata de envolver as pessoas. Esses elementos combinados darão vida à história. Dependendo da sua história e conceito, as atividades possíveis podem incluir um mercado de pulgas, noites de cinema, exposições de arte moderna ou aulas de Pilates ao ar livre.

E então? Vamos criar conceitos hoteleiros vencedores? Para os hoteleiros, ter conceitos integrados e atraentes que atraem o interesse de hóspedes e profissionais do setor é vincular a narrativa às operações ou ao design hoteleiro