Por que a tecnologia é fundamental na experiência de estacionamento

Author : Vega I.T

Data : 05/08/2022

Atualizado em: 12/08/2022

Tempo de leitura: 10 minutos

Saiba por que a tecnologia é fundamental para oferecer uma ótima experiência de estacionamento

Quando os hóspedes reservam uma estadia em um hotel, eles sabem o que esperar da recepção.

Até aí, tudo bem.

Fazer check-in e obter as chaves do quarto geralmente é uma experiência bastante simples, mas não é aí que a experiência começa.

Para os hóspedes que dirigem seus próprios veículos, a experiência começa quando chegam ao manobrista ou garagem.

Cada hotel é diferente - preços, disponibilidade de estacionamento sem manobrista, opções de privilégios de entrada/saída e acesso a comodidades como carregamento de veículos elétricos variam muito.

E mesmo que o site de um hotel possa listar preços e comodidades, a lista curta e com marcadores geralmente não diz ao hóspede o que esperar quando ele chegar.

É por isso que é importante tornar o processo o mais simples possível.

Idealmente, o processo de estacionamento deve ser tão conveniente que flua perfeitamente com as outras comodidades do seu hotel. Se um hóspede tiver que esperar em longas filas para recuperar seu carro, ou se for surpreendido pelas taxas de estacionamento no final de sua estadia, isso pode facilmente ofuscar toda a experiência.

Aqui estão algumas maneiras de usar a tecnologia para aprimorar as operações de estacionamento do seu hotel e oferecer aos hóspedes a conveniência que eles valorizam.

Faça as atualizações de tecnologia certas

As expectativas dos hóspedes mudaram drasticamente nos últimos dois anos. Os pagamentos sem contato e o wayfinding habilitado para aplicativos já foram vistos como recursos interessantes.

Agora, muitos de seus hóspedes os esperam.

Por exemplo, quando você assiste a um show ou evento cultural, não é incomum pagar pelo estacionamento ao mesmo tempo que paga os ingressos. Tanto o seu passe de estacionamento quanto os bilhetes de entrada são facilmente acessíveis por meio de códigos QR que você pode localizar em um e-mail ou aplicativo. Não há razão para que os hotéis não possam oferecer uma experiência semelhante.

É possível integrar aplicativos de estacionamento com o aplicativo do seu hotel para que os hóspedes possam acessar todas as suas comodidades em um só lugar:

  • O acesso à garagem pode ser integrado ao aplicativo, permitindo automatizar os privilégios de entrada/saída e adicionar taxas de estacionamento ao fólio do quarto.

  • Os hóspedes podem acompanhar todas as taxas acumuladas no aplicativo para que não haja surpresas no final da estadia.

  • Os programas de fidelidade podem ser integrados ao aplicativo, permitindo que os hóspedes acumulem pontos e resgatem prêmios com facilidade.

  • Os hóspedes podem solicitar serviços de manobrista antes de sair do quarto, o que reduz a quantidade de tempo que passam esperando pelo carro e diminui a fila de hóspedes no serviço de manobrista.

Olhando além dos aplicativos, existem várias outras tecnologias que podem aprimorar a experiência do hóspede.

A tecnologia de orientação facilita a localização dos espaços disponíveis. Os sistemas mais avançados usam aplicativos para orientar os hóspedes diretamente aos espaços disponíveis. Há também sistemas mais acessíveis que contam com câmeras e sinalização de LED para direcionar os hóspedes aos andares com vagas disponíveis.

Um benefício adicional da tecnologia de orientação é que ela torna a garagem mais segura porque os motoristas gastam menos tempo procurando uma vaga. À medida que os veículos elétricos crescem em popularidade, as estações de carregamento de veículos elétricos podem ser um diferencial importante que diferencia seu hotel da concorrência ou de lotes próximos com taxas mais baixas.

Além disso, os sistemas de pagamento sem dinheiro permitem que os hóspedes paguem a partir de seus telefones, ao mesmo tempo em que reduzem os custos do equipamento.

Faça mais com menos funcionários

Quer um hóspede estacione e pague em um quiosque ou entregue suas chaves a um manobrista, a equipe de apoio ao seu estacionamento é um componente essencial do seu programa.

Os hóspedes podem até interagir mais com o pessoal do estacionamento do que com a equipe da recepção, mas os desafios trabalhistas contínuos podem prejudicar sua capacidade de oferecer o nível de serviço que seus hóspedes esperam.

A tecnologia pode aliviar esse fardo e apoiar um melhor autoatendimento. Por exemplo, a tecnologia de portão automatizado e o reconhecimento de placas podem oferecer suporte ao autoatendimento, eliminando a necessidade de funcionários nos quiosques do portão.

Os serviços de manobrista habilitados para aplicativos permitem que você acompanhe e monitore melhor a utilização do manobrista e forneça os níveis adequados de equipe.

A utilização de mão de obra com manobrista mais inteligente permite que você ofereça mais do que apenas estacionamento e recuperação.

Quando um carro está totalmente carregado, o manobrista pode mover o veículo e colocar outro em seu lugar, o que permite maximizar as capacidades de cada estação.

Colha os benefícios do back-office

Embora a tecnologia torne a experiência de estacionamento melhor para seus hóspedes, ela também oferece uma variedade de informações que você pode usar para melhorar as operações. A tecnologia de orientação pode fornecer informações sobre quais áreas são mais populares. Esses dados podem ser úteis quando você deseja implementar comodidades como estações de carregamento de veículos elétricos e aluguel de scooters.

Os dados do aplicativo de estacionamento podem mostrar quais horários do dia e dias da semana são mais movimentados e com que frequência os hóspedes usam privilégios de entrada/saída. Você pode usar esses dados para definir a estrutura de tarifas ideal e até mesmo fazer ajustes com base na demanda ou na sazonalidade.

Melhore cada interação

Quando os hóspedes dirigem seu próprio veículo (ou alugado) para o seu hotel, isso lhes dá a conveniência de ir onde quiserem, quando quiserem.

Se for difícil recuperar e devolver o carro, isso pode prejudicar a conveniência que eles valorizam. Cada ponto de contato conta, e a tecnologia permite que você aprimore cada interação.

É claro que a tecnologia por si só não é suficiente. É importante pensar em como cada nova ferramenta se encaixará em suas operações gerais e como maximizar os benefícios que elas oferecem. É assim que você desenvolverá a experiência de estacionamento que supera as expectativas dos hóspedes e melhora suas operações de back-end.

Leia também:

Por que aplicativos para hotéis são tão importantes? Workspitality: hospedagem para trabalhar