Novo conceito de hotelaria

Author : Vega I.T

Data : 11/08/2022

Atualizado em: 17/08/2022

Tempo de leitura: 10 minutos

A pandemia mudou drasticamente como e por que viajamos. As viagens de negócios foram encerradas, levando ao rápido aumento de conferências e eventos virtuais. Escritórios fechados levando ao aumento do trabalho remoto. As preocupações com a saúde do consumidor catalisaram uma nova onda de soluções sem contato.

Inicialmente, muitos pensaram que essas tendências seriam de curta duração. No entanto, à medida que a pandemia se estendeu nos últimos 2 anos, essas tendências que antes eram consideradas de curto prazo ficaram cada vez mais enraizadas em nossos comportamentos de longo prazo.

Mudanças tecnológicas

As tendências hoteleiras que deveriam levar 10 anos levaram 10 meses para evoluir e a pandemia acelerou nossa indústria para o futuro.

A indústria da hospitalidade está mudando mais rápido do que nunca e é quase impossível acompanhar as tendências que impactam este negócio dinâmico. Quer você esteja começando a aprimorar seu próprio hotel, já administra vários ou está apenas curioso sobre o setor de tecnologia - este artigo é para você.

Abaixo, descrevemos as principais tendências de hotéis, hospedagem alternativa e tudo mais.

Quais são as últimas tendências tecnológicas da indústria hoteleira?

Embora ainda não possamos estar no ponto de fazer as camas de forma autômata ou banheiros autolimpantes, a tecnologia e a inovação estão trazendo mudanças novas e empolgantes para hoteleiros e hóspedes.

Além da tecnologia hoteleira com visão de futuro, estamos vendo mudanças na força de trabalho e na cultura de trabalho, mudando as preferências dos hóspedes e um foco maior na sustentabilidade.

Por exemplo, a tecnologia também permite que se monitore o desempenho da equipe de limpeza em tempo real com base na localização, dia, hora e taxa de conclusão, bem como critérios específicos do trabalho.

Além disso, também podem usar dados de monitoramento para identificar padrões que revelam áreas problemáticas comuns ou necessidades de pessoal e para dar suporte a um faturamento mais eficaz.

Leia também:

Por que aplicativos para hotéis são tão importantes?

Hotéis inteligentes

A internet das coisas está se espalhando não apenas nas residências, mas também nos quartos de hotel. Do acesso a serviços de streaming a uma chave de quarto em seu smartphone, o essencial em comodidades em um quarto estão se tornando cada vez mais digitais.

Os hóspedes querem serviços de concierge ou controles de temperatura com o apertar de um botão (ou toque de um dedo), e os controles ativados por voz estão se expandindo além de simplesmente pedir à Alexa para tocar sua música favorita.

Essas tendências podem parecer futuristas agora, mas em alguns anos, os hóspedes as esperarão. Muitas dessas inovações exigem apenas alterações mínimas em um quarto moderno, para que um hoteleiro com visão de futuro possa implementá-las com rapidez e eficiência.

Tecnologias anteriormente caras, como inteligência artificial e chaves digitais de quarto, agora estão mais acessíveis do que nunca, e os avanços nos sistemas de pagamento e recursos de aplicativos significam que hoteleiros e hóspedes têm novas opções interessantes quando se trata de reservar, pagar e realmente experimentar uma estadia em um hotel.

Embora essas possam ser “tendências” agora, elas só vão se tornar mais comuns.

Experiências de venda

A nova tecnologia permite que os hotéis adicionem opções atraentes de upsell para upgrades de quartos, transporte, comodidades de alimentação e bebidas, passeios e outros complementos durante ou após o processo de reserva.

Muitos sistemas de gestão de receita já usam algoritmos de precificação suportados por inteligência artificial, que determina os preços ideais analisando uma série de dados históricos, de previsão e de mercado, e a IA provavelmente trará otimização de preços para restaurantes, spas, e outras saídas também.

Traga seu próprio dispositivo

Os hóspedes relutam em baixar um aplicativo de hotel que usarão apenas uma vez. Assim, para que os hotéis possam economizar dinheiro em investimentos em hardware e aumentar o envolvimento dos hóspedes com um “aplicativo” que não requer download, sistemas de PMS os hóspedes simplesmente escaneiam os códigos QR postados na propriedade ou em um quarto para acessar as informações por meio do navegador da web de seu smartphone.

Além disso, há os check-in sem contato e móvel. Os hóspedes passam pela recepção e vão direto para seus quartos com um processo de check-in sem contato, que fornece uma chave digital do quarto no smartphone do hóspede instantaneamente.

Leia também:

Como a tecnologia pode ajudar a gestão do seu hotel

Com serviços como check-in digital, os hóspedes podem escolher seu quarto específico antes da chegada, assim como selecionar um assento em um avião.

Cada vez mais, os hóspedes estão concluindo todo o processo de reserva em seus smartphones, portanto, os hoteleiros devem garantir que seus sites sejam compatíveis com dispositivos móveis.

Veja mais a seguir:

Pagamentos sem contato: primeiro passamos o dedo, depois inserimos o chip e agora podemos pagar com cartão de crédito ou carteira móvel, então os hotéis devem atualizar suas tecnologias de pagamento para aceitar via comunicação de campo próximo.

Concierge móvel: reservas em restaurantes, passeios e informações da área na palma da sua mão; os aplicativos móveis de concierge oferecem aos hóspedes respostas e recomendações instantâneas.

APIs/Integrações abertas: em termos básicos, uma interface de programação de aplicativo (API) permite que computadores individuais se conectem a um aplicativo baseado em servidor, como um sistema de gerenciamento de propriedades. Quando o aplicativo tem uma API aberta, ele pode se integrar a qualquer outro sistema sem a necessidade de uma conexão personalizada.

Automação: permite que os sistemas lidem com “trabalho intenso”, como responder a perguntas comuns de hóspedes e enviar relatórios, pode liberar tempo para tarefas mais importantes.

Portanto, ao contrário dos sistemas hoteleiros do passado, que eram caros e demorados para configurar, uma nova geração de aplicativos de autoatendimento para hotéis permite que os hoteleiros configurem a ferramenta de forma rápida e fácil, às vezes até com um teste gratuito.

Com eles. os hotéis coletam uma grande quantidade de dados sobre os hóspedes.

Com novas ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), com a Vega IT, os hotéis podem extrair pontos de dados da nuvem para o quarto de hóspedes para criar uma experiência mais personalizada.

Leia também:

As expectativas do viajante 4.0

Na verdade, os viajantes querem saber tudo sobre um hotel antes de reservá-lo, então o que poderia ser melhor do que um tour de realidade virtual de um quarto?

Você tem que se perguntar: o que um viajante do século 21 quer? A pergunta parece simples, mas a resposta é certamente complicada.

Os viajantes procuram novas experiências, seja através do bem-estar, atividades ao ar livre, gastronomia ou um interesse específico como desporto ou música. Eles estão viajando sozinhos, com um grupo ou a negócios e podem aprender sobre um destino ou marca de viagem por meio das mídias sociais, em vez dos canais tradicionais de marketing.

O viajante de hoje tem uma mente aberta, escolhendo hotéis descolados ou hotéis padrão e até mesmo visitando destinos emergentes antes que eles apareçam no radar do turismo.

Ao acompanhar as mudanças nas preferências dos viajantes, os hoteleiros podem garantir que suas propriedades permaneçam relevantes para as preferências dos viajantes de hoje.

E você? Preparado para o novo conceito de hotel?